O séc. XIX foi o ponto de partida da interação entre as ciências biológicas e não-biológicas (química e física), protagonizada por três nomes: Pasteur, Koch e Bernard.
Por curiosidade, todos eles eram investigadores fundamentais, e não clínicos. Pasteur nem sequer era médico. O que prefigura a rivalidade entre as especialidades clínicas e as especialidades técnicas. Diz que as últimas décadas do século XIX iniciam um debate que está longe de se considerar encerrado, entre o médico que interroga o seu doente, que o examina, que mantém com ele relações de pessoa a pessoa possuindo em si mesmas um valor terapêutico, por um lado, e, por outro, o laboratório anônimo, cujos aparelhos doseiam e numeram as alterações físico-químicas.
A unidade do ato médico (diagnóstico, decisão terapêutica e tratamento) passou a ser questionada, com a crescente especialização e hierarquização da profissão médica e com a industrialização da medicina hospitalar, ou seja, com a crescente participação no ato médico de diferentes profissionais em unidades técnicas e diferenciadas.
Claude Bernard (1813-1878): fisiologista. é considerado um dos fundadores da medicina laboratorial.
- Em 1851, descobre o glicogênio e a sua produção pelo fígado;
- E, em 1865, publica Introdução ao estudo da medicina experimental, uma obra que foi saudada na época por ser de grande importância metodológica.
Louis Pasteur (1822- 1895): criador da bacteorologia patológica, com sua obra Mémoire sur la fermentation lactique (1857).
- A teoria da geração espontânea cai definitivamente por terra, embora não sem alguma resistência dos espíritos conservadores da época;
- Em 1864, Pasteur descobre a existência de microorganismos, causadores de doença, criando as bases de uma nova teoria etiopatogênica das doenças: a teoria do germe;
- Em 1880, descobre o estreptococo;
Em 1881, desenvolve um vacina contra o carbúnculo; - Em 1885, alcança o seu sucesso mais notável ao vacinar um jovem pastor mordido por um cão raivoso, injetando nele extratos da medula espinhal de um cão portador da doença;
R. Koch (1843-1910):
- É mais conhecido por ter identificado o bacilo da tuberculose;
- Mas tb foi ele que, em 1883, após viagens à Índia e ao Egito, isolou o vibrião da coléra;
BIBLIOGRAFIA
Koch.