domingo, 4 de março de 2007

Respirando o séc. XIX...

Bom, o principal objetivo desse blog é apresentar uma pesquisa a respeito da medicina do séc. XIX, para uma avaliação da disciplina de história.
Todas as sociedades humanas têm crenças médicas que fornecem explicações e respostas para o nascimento, a morte e a doença. Em todo o mundo, a doença foi freqüentemente atribuída à bruxaria, a demônios ou à vontade dos deuses. Essas idéias ainda hoje mantêm algum poder, sendo ainda comuns a cura pela fé e os santuários. Se bem que o surgimento da medicina científica nos últimos dois séculos tenha alterado ou substituído muitas das práticas sanitárias históricas.
Foi nessa época, séc XIX, que muitos genes patogênicos foram descobertos pelos experimentos no campo da bacteriologia como, por exemplo, lepra, tuberculose, coléra, tétano e outras.
Sob o ponto de vista desse século, os tratamentos de saúde eram muito mais complicados que nos dias atuais. Sendo que a expectativa de vida era bem menor do que a que temos.








10 comentários:

Silvana Schuler Pineda disse...

Olá, Cynthia!
Estou curiosa para ver a tua apresentação. Quero conhecer um pouquinho mais da Chyntia.
Abraço da prof.

Anônimo disse...

muito legal o teu blog!
boa sorte!
bjo

Fred Costa disse...

oie!!

hm... bruxaria X medicina

q briga,hehehehehe
deve te horrores de coisas soh nessa questao!!

blog tah tri legal!

bjus guria!!

Maru disse...

Ué, ué? Não tinha uma figura anexada ao teu post?o.o'
Ou eu estava vendo coisas, ou tu editou...xD
Bá, medicina... Não posso nem ouvir falar. Aqui em casa, é só o que meu irmão fala, mesmo que a gente não entenda lhufas...xD
Mas no séc. XIX eu não sei de nada!\o/
Então vou dar uma olhada de vez em quando!;D
bjoo :*

Fernanda Medeiros disse...

eu vi essa figura antes também... o.õ
beijo colega!

*PAULA F. ABS DA CRUZ* disse...

bah!tomamos caminhos diferentes!
naum vo pode mais copia teu blog!!!
q tristeza....
vo te q pesquisa...
poh cynthia!!!!!!!tu naum coopera hein!
q coisa...
decepção guria

Marina disse...

Oieee

Eu tbm vo acompanha o teu blog, pq como eu já disse, eu gosto de assuntos relacionados com a medicina.
Vô tá sempre aqui bisbilhotandu!!!
\o/
Bjo

Érica N.L. disse...

Oi cinthia!!!
uhmmm eh bem interessante o teu assunto, e bem comnplicado! Vai ficar mto bom! Ateh amanha,
beijos!

Érica N.L. disse...

hahahahah axo mais uns 10?! ah, mas eu n pensaria em medicina..eh, eh bem original. tbm vou fuçar aqui e nos outros 10 pra ver qual o melhor, entao!!
xau =*****

Irina disse...

lalala vim comnta
mut bm o blog....
;**